Aprendendo HTML 5

                                            Aprendendo HTML 5




   Vamos falar sobre alguns benefícios
do HTML5 e CSS3, além de alguns dos desafios que enfrentaremos.
 Uma plataforma para desenvolvimento web
Muitos recursos do HTML centram-se na criação de um melhor
plataforma para aplicativos baseados na Web. De tags mais descritivas e
melhor comunicação entre sites e entre janelas para animações e
suporte multimídia aprimorado, os desenvolvedores que usam HTML5 têm muitas
novas ferramentas para criar melhores experiências do usuário.

     Cada versão do HTML apresenta uma nova marcação, mas nunca antes
houve tantas novas adições diretamente relacionadas à descrição do conteúdo. 
Você aprenderá sobre elementos para definir títulos, rodapés, seções de navegação, barras laterais e artigos, Novas tags e atributos estruturais.
 Você também aprenderá sobre medidores, barras de progresso e como atributos de dados.
                                             
Aprender html.



Para construir um site
ou uma solução web que possa ser acessada por meio de um navegador (programa de acesso a páginas na internet), é necessário ter conhecimentos em HTML. Se você ainda não sabe é que é um site, web ou HTML, aqui vamos ensinar esses conceitos. Será apresentado inicialmente um breve resumo da história da internet no mundo e vários conceitos importantes sobre essa tecnologia. Em seguida, os conhecimentos serão aprofundados na linguagem HTML e suas principais marcações, organizadas por categorias, com explicações e exemplos de uso na versão 5, a mais atual da linguagem. O objetivo é apresentar a você, as principais marcações da linguagem HTML, a fim de organizar semanticamente o conteúdo de uma página web.


                                                           Breve História da Internet

A internet
foi criada em meados da década de 60 com o objetivo militar de descentralizar os centros de processamento de dados da defesa dos Estados Unidos, pois, fazendo isso, ficaria muito mais difícil para o inimigo destruí-los com poucos ataques. Por exemplo: ao invés de jogar uma única bomba em um único alvo e destruir todos os dados de uma única vez, seria necessário agora destruir dezenas ou até mesmo centenas de instalações em diferentes localidades. Apesar da demanda militar ser o fator que originou a internet, muitos cientistas também começaram a usufruir dessa invenção. Com o passar do tempo, a demanda científica se tornou maior que a militar e a tecnologia continuou passando por constantes evoluções, sendo subsidiada pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos até 1994. Além dos militares e cientistas, a internet também começou a ser utilizada pela população para fins civis e comerciais, seja para troca de e-mails ou para outros tipos de comunicações de softwares. Com o passar do tempo, observou-se uma falta de padronização nos conteúdos disponibilizados entre quem a utilizava. Foi o suficiente para dar força para alguns projetos, entre eles o do HTML, uma linguagem de marcação de hipertexto, utilizada até os dias de hoje. As letras HTML representam as palavras em inglês 🅡 Hyper Text Markup Language,  termo que, em português, significa linguagem de marcação de hipertexto. Basicamente o HTML é um conjunto de marcações de textos, onde cada marcação apresenta uma funcionalidade específica a ser aplicada no texto delimitado pela marcação em questão. E acredite: essas marcações podem fazer muitas coisas! Com o passar do tempo, o setor de comércio incorporou a internet ainda mais intensamente em sua realidade. Atualmente o setor com maior demanda de uso da internet é o comercial, fazendo com que a internet continue crescendo de forma exponencial por meio de sites de diversos tipos.

Com o tempo a internet ganhou cada vez mais força e muitos adeptos pela sua facilidade de utilização, por reduzir distâncias e diversas outras inovações tecnológicas, sendo cada vez mais utilizada por diversas áreas como entretenimento, educação, cultura e negócios. 8 Como a internet disponibiliza uma forma de comunicação instantânea entre diferentes pontos geográficos no planeta, tornou-se comum o uso de endereços de sites e de e-mails em cartões de visita e, com isso, o crescimento do número de sites no comércio. Com a evolução e com o número de sites crescendo de forma muito rápida, surgiram os primeiros sites de busca, com diferentes propostas de como catalogar os conteúdos existentes na internet a fim de permitirem que buscas fossem realizadas em seus dados coletados. Desta forma, não era mais necessário conhecer uma empresa primeiro para depois acessar o seu site, pois a partir de um termo de busca tornou-se possível descobrir quais empresas estavam relacionadas ao tema, para depois conhecêlas por meio de seus sites. Cada vez mais popular e informativa, a internet continua evoluindo até hoje. Um conjunto de mudanças significativas tem se propagado no que se chama da nova web 2.0, transformando não o conteúdo da atual web, mas sim, em como ela se relaciona com seus usuários. Alguns especialistas afirmam que a web original (1.0) conectava computadores, e que a web 2.0 conecta pessoas. Redes sociais, de todos os tipos, têm sido a grande marca da web 2.0, aproximando cada vez mais as pessoas, ao invés de apenas computadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Integrando a página com estilos CSS

Como fazer o Cabeçalho de uma página HTML.