O Que é HTML?

                                                      

                                       HTML


                             O que é HTML?

Conforme você já viu no resumo da história da internet, a sigla HTML representa as iniciais do termo Hiper Text Markup Language, que em português poderia ser traduzido em algo como linguagem de marcação de hipertexto, e que nada mais é do que um conjunto de marcações utilizadas de forma integrada com conteúdo em formato de texto, com o objetivo de apresentar o conteúdo de uma página web de maneira organizada. De todas as tecnologias existentes na construção de sites, dinâmicos ou não, o HTML é a mais fundamental de todas, pois sem o seu conhecimento, nenhuma outra tecnologia poderá ser empregada, pelo fato da maioria delas se relacionar com esta linguagem. Quanto mais se conhece HTML, melhor será o seu uso na integração com outras tecnologias.

Um exemplo simples de código HTML e o site gerado a partir deste conteúdo pode ser visualizado a seguir:
                                                                              



As marcações HTML podem ser categorizadas de acordo com as suas funcionalidades. As mais comuns são utilizadas para estruturar páginas, textos, listas, tabelas e formulários. Outras, mais avançadas, abordam questões de semântica, que está relacionada ao fato de como o conteúdo é organizado, atribuindo maiores prioridades para as partes mais importantes do conteúdo, visando o melhor aproveitamento dos dados por parte dos sites de buscas, como o Yahoo e o Google. Por meio do bom uso da semântica, é possível dar maior importância a conteúdos específicos de uma página, justamente para que os algoritmos dos sites de buscas fiquem mais atentos a estes conteúdos. Outro fator importante que deve ser abordado é a possibilidade de formatar graficamente o conteúdo das páginas utilizando as marcações HTML. É possível colorir textos, mudar tipos e tamanhos de fontes, inserir bordas, trabalhar com margens, espaçamentos e diversas outras propriedades utilizando atributos específicos em boa parte das marcações. Contudo, com o avanço da internet, outra tecnologia evoluiu para fazer este serviço: o CSS. Atualmente a prática de programação mais recomendada é o uso do HTML para organizar o conteúdo da página semanticamente, e toda e qualquer formatação visual ser realizada especificamente por meio do uso de CSS. Os próprios algoritmos dos buscadores Yahoo e Google priorizam sites construídos dessa forma. Por este motivo este e-book de HTML5 abordará somente as questões que competem ao bom uso do HTML, introduzindo o leitor também aos conceitos mais fundamentais do CSS.

 
O elemento HTML
O código HTML é uma série de elementos em árvore onde alguns elementos são filhos de outros e assim por diante. O elemento principal dessa grande árvore é sempre a tag HTML. O atributo LANG é necessário para que os user-agents saibam qual a linguagem principal do documento. Lembre-se que o atributo LANG não é restrito ao elemento HTML, ele pode ser utilizado em qualquer outro elemento para indicar o idioma do texto representado. Para encontrar a listagem de códigos das linguagens, acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Integrando a página com estilos CSS

Como fazer o Cabeçalho de uma página HTML.

Aprendendo HTML 5