Como é a Estrutura básica de páginas HTML.


Como é a Estrutura básica de páginas HTML.



Os arquivos HTML
possuem um formato básico de estrutura que deve ser respeitado em todas as páginas web, por meio das marcações de definição estrutural das páginas hipertexto. Antes de um navegador interpretar os códigos de diagramação de conteúdo, geralmente existem outros comandos que informam ao navegador dados importantes, que nem sempre ficam expostos aos olhos do visitante do site. Informações estruturais e semânticas sobre o idioma da página, conjunto de caracteres, e diversas outras, podem (e devem) ser definidas, mesmo que não apareçam na janela do navegador, pois são tão importantes quanto todo o resto do conteúdo. As primeiras marcações HTML que serão apresentadas são as que dizem respeito à estrutura das páginas web, como mostram os próximos tópicos. A partir deste ponto, serão apresentadas as principais marcações do HTML5. Algumas apresentam resultados visíveis na tela, outras não, mas são igualmente importantes. Não se preocupe com o uso isolado de algumas marcações estruturais ou de semântica. Seus usos ficarão mais claros ao serem integrados com outras marcações no decorrer deste blog.

Conteúdo hipertexto
A primeira marcação HTML de qualquer arquivo deve ser sempre a  <! DOCTYPE html >.
Este comando informa ao navegador que o arquivo que está sendo tratado é um documento de marcação de hipertexto (HTML). Nas versões anteriores do HTML essa propriedade era mais extensa, e foi reduzida a partir da versão 5 para o formato apresentado. Logo em seguida, a marcação deve ser aberta e, antes de seu fechamento, todo o conteúdo da página deve ser organizado e apresentado, como mostra o exemplo a seguir.

                 👇
  1. <!DOCTYPE html>
  2. <html lang="pt-br">
  3. <head>
  4. <title>Título da página</title>
  5. <meta charset="utf-8">
  6. </head>
  7. <body>
  8. <!-- Aqui vai o código HTML que fará seu site aparecer.-->
  9. </body>
  10. </html>

  11. 👆
  12. Código exemplo.
A marcação HTML deve aparecer duas vezes no seu arquivo. A primeira é a marcação de abertura (linha 1), definindo o começo do conteúdo hipertexto da página. A segunda delimita o final do conteúdo (linha 10). Observe que a segunda, também chamada de marcação de fechamento, apresenta uma barra (/) antes do nome da marcação, indicando que ela representa o fim da marcação. Esse comportamento será seguido por várias outras marcações que serão abordadas neste e-book. Contudo, existem algumas marcações que não precisam de fechamento, como é o caso da

Como é possível notar, este comando utilizado isoladamente não exibe nenhuma informação na tela, nem mesmo na barra de título da janela. Ele apenas define o início e fim do conteúdo que será inserido dentro de suas marcações como conteúdo de uma página HTML. Mesmo que algumas outras marcações funcionem mesmo sem o uso da abertura e fechamento da marcação , é importante utilizá-las, pois os algoritmos de buscadores como o Yahoo e o Google avaliam os códigos das páginas e códigos incompletos ou mal construídos são avaliados como menos relevantes, o que pode impactar na posição em que o seu site aparece na relação de busca desses sites. Outra informação importante sobre as marcações HTML é que as mesmas podem ser escritas em caixa-baixa ou caixa-alta. No entanto, há uma forte preferência popular em utilizá-las em caixa-baixa (letras minúsculas), pelo fato de ser recomendado pelo órgão responsável pela organização da padronização da internet, o W3C.
                            <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Meu Titulo</title>
</head>
<body>

<h1>Olá Mundo!</h1>
<p>Meu Primeiro Paragrafo.</p>

</body>
                            </html> 

Ainda no exemplo apresentado no código Código, é possível notar a existência das marcações <!-- abc -->, na (linha 8) . Essas marcações representam
comentários livres no conteúdo HTML, que não são formatados nem diagramados e não
aparecem na tela. Em outras palavras, essas marcações servem para você inserir informações no seu conteúdo fonte do HTML, mas que são ignoradas pelos navegadores, não aparecendo para os visitantes da página. Por este motivo, o texto Conteúdo do HTML não é exibido na tela.
<!-- Aqui vai o código HTML que fará seu site aparecer.-->

A marcação HTML pode ser complementada com o atributo lang, utilizado para informar ao navegador e também aos algoritmos dos buscadores o idioma do conteúdo da página, no seu formato de sigla ISO. No caso do idioma português brasileiro, a sigla utilizada deve ser a pt-br. O código com essa alteração pode ser visualizado na linha 2).
                          <html lang="pt-br">

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Integrando a página com estilos CSS

Como fazer o Cabeçalho de uma página HTML.

Aprendendo HTML 5